Seja bem-vindo ao

Projeto Coletivo Awêry.
 
Bem-estar integral com harmonia, saberes tradicionais e gestão colaborativa.

Quem Somos

 

O Instituto Awêry

Desde o início de suas atividades em 2022 na aldeia indígena Kamakã-Mongoió em Brumadinho MG, o Instituto Awêry atua promovendo a integração da saúde animal, ambiental e humana nas comunidades, fortalecendo as práticas culturais e garantindo serviços de saúde de qualidade incluindo a participação ativa dos povos tradicionais na tomada de decisões que impactam suas vidas.
Hoje o Instituto Awêry atua com apoio contínuo em 5 territórios indígenas na região metropolitana de Belo Horizonte. Nossas ações acontecem por meio de mutirões de atendimento veterinário, controle populacional ético, diagnóstico situacional e sócio-ambiental, monitoramento de fauna silvestre e educação ambiental transformadora com foco em guarda responsável e controle de zoonoses. Sempre atuando com o conceito de uma só saúde em parceria com membros da comunidade profissionais transdisciplinares, universidades e cursos, instituições privadas, OSC's e o poder público.

Em suma, as ações do Instituto em territórios tradicionais propõem a garantia do bem-estar integral das comunidades que dependem da interação harmônica entre seres humanos, animais e meio ambiente promovendo a sustentabilidade ambiental e territórios saudáveis.

 

Nossa identidade visual foi cuidadosamente criada para refletir nossos ideais,
focos e visão de trabalho com clareza e autenticidade.

 

Trabalhamos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 

 

Através de nossa Árvore de Objetivos, visualizamos o impacto e resultados de nossas ações: 

O que nos inspirou...

A iniciativa da Dra. Tatiana Giacoia, médica veterinária do coletivo, surgiu após um curso de agroecologia. A participação em um grupo tinha o objetivo de realizar um mutirão na aldeia dos Kamakã Mongoió. Ao chegar no local, a necessidade urgente de levar atendimento veterinário aos animais da aldeia que estavam ali fez com que Dra. Tatiana não participasse das atividades de agroecologia para realizar cuidados imediatos aos animais ali presentes.

Um pedido feito diretamente pelo Cacique Merong à Dra. Tatiana, para que essa não os abandonasse e pudesse retornar para ajudá-los a cuidar dos animais despertou um sentimento visceral e redefiniu o rumo de seu trabalho. As ações com os animais repercutiu em outros território e a presença da Dra. Tatiana foi cada vez mais requisitada, mostrando a importancia e relevância do olhar empatico e especializado que o território necessitava .  

 

E assim nasceu o Instituto Awêry, palavra de origem Patxôhã, que significa 'obrigado' e 'gratidão', e é muito utilizada como saudação na língua dos Kamakã Mongoió e escolhida para ser o nome do instituto em homenagem ao Cacique Merong Kamakã Mongoió.

 

Dra. Tatiana Giacoia

 

Graduada em Medicina veterinária pela Faculdade Arnaldo Jansen, com experiência focada em Bem-estar Animal, Tatiana possui conhecimento em Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina Veterinária Indigenista e Saúde Única aplicado em territórios tradicionais, com vivências em intercâmbios na região Amazônica, em territórios indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Pós-graduanda em Medicina Veterinária do Coletivo pela UFPR e Cursando disciplinas isoladas - Epidemiologia e Saúde Pública pela UFMG.